21 janeiro 2004

Saúde Pública



Estou maravilhado! Ora aqui está finalmente um grande e valoroso estudo científico. Estes alemães descobriram que olhar para os seios femininos durante 10 minutos por dia é o equivalente a meia hora de ginásio. Mais, este estudo prova que olhar (note-se, olhar especado!) para os seios de uma mulher reduz a tensão arterial e diminui o risco de enfarte. Corrijam-me se eu estiver enganado, mas não nos tínhamos todos já apercebido disso? Há anos que andamos a zelar pela nossa saúde! Acho até que o Governo devia lançar um campanha de sensibilização (para não dizer um decreto-lei) a exortar as mulheres a usarem decotes para bem da saúde pública!

Mas este estudo levanta-me algumas dúvidas: não da sua autenticidade mas sim da metodologia. Passo a explicar: será que estes 10 minutos têm que ser consecutivos para surtirem efeito? Ou haverá a mesma eficácia em duas observações de 5 minutos ou 10 observações de um minuto? Os seios deverão ser olhados pelo decote ou haverá uma maior eficácia se forem vistos au naturel? Existirá uma relação entre a vontade da pessoa observada e eficácia da terapia? Há uma relação entre a dimensão dos seios e o resultado obtido? E, mormente, a terapêutica em causa não aumentará com o tactear dos seios?

É urgente obter respostas! É fundamental que comecemos já o tratamento! Afinal, é da nossa saúde que estamos a falar...