14 janeiro 2004

Queimados

Vi no Jornal da Noite da Sic que a Academia Coimbrã fez um sufrágio sobre a possibilidade de não realizar a Queima das Fitas, o momento mais alto de toda a tradição académica. O argumento utilizado pela Associação Académica de Coimbra para a possível não realização é a do costume: realizar uma acção de protesto contra a política de Educação deste Governo e contra o aumento das propinas. É um protesto tão possível como qualquer outro e devo reconhecer que aos meus colegas (se assim me permitem que os trate) não lhes falta imaginação!
Permitam-me apenas duvidar da eficácia desta medida. Acham, sinceramente, que o Governo vai ficar impressionado com menos uns concertos? Menos uma gente a celebrar o final da sua vida académica? Menos dinheiro gasto no tratamento de comas alcoólicos, quedas, acidentes e afins? Caros colegas, passei por um curso intensivo de protesto no meu ano de caloiro; e é isto que me faz duvidar da eficácia do vosso possível boicote. Acho que vocês saíram como os mais lesados...

Se querem uma posição de força, ameacem o Governo que os estudantes de Coimbra deixarão de beber álcool! É o suficiente para parar toda uma indústria! Centenas de estabelecimentos iriam à falência, quebra de vendas na cerveja, já para não falar no decréscimo do imposto sobre bebidas alcoólicas!

Pensem nisto!