19 janeiro 2004

Marketing

Dada a receptividade da posta sobre GRH junto dos industriais do sexo, tenho necessáriamente que cumprir o prometido e continuar a transmitir os meus parcos conhecimentos para que estes senhores retirem mais proveito dos seus negócios (coitados matam-se a trabalhar para ganhar uma ninharia). Porém, hoje não o vou fazer, primeiro porque não me apetece, em segundo porque já não me lembro da matéria e em terceiro parque vou falar de marketing!!! Devido ao sucesso da outra posta, este reparo era incontornável. Prometo, retomar a GRH em futuras postas! Obrigado pela compreensão. Agora ao que interessa:

Sim, tão importante como os Recursos Humanos é o Marketing!!!

Em primeiro lugar é fundamental elaborar um plano de marketing para projectar quer a empresa, quer o produto (neste caso gajas). Podemos dividir um plano de marketing em três partes distintas mas complementares e de grande importância: a análise, a estratégia e as operações.

No que concerne à análise é imperativo fazer:


A análise macroeconómica (os gajos de Bragança têm dinheiro para gastar com putas? vale a pena o investimento e importar eslovacas, brasileiras, ucranianas, checas...?). Se sim avança-se na análise.

De seguida convém saber quais são os principais concorrentes que operam na zona (saber o preço do material que disponibilizam, promoções que fazem, qualidade do serviço...),

Quais os produtos que disponibilizam (tipos de nacionalidades à disposição...),

Uma análise dos clientes (saloiada, empresários de construção civil chungas, políticos, autarcas, ou seja, saber qual a representatividade das classes no negócio).


Posto a análise passemos à estratégia:

Segmentação - o chulo, perdão o empresário do sexo, deve delimitar o seu público alvo e concentar as suas energias em ganhar quota de mercado aos seus principais concorrentes nesse segmento. Por exemplo a Casa Pia fez um excelente trabalho: segmentou o seu público e apostou, fortemente, nos políticos, apresentadores de televisão e médicos (este último segmento é mais um nicho de mercado). Conclusão era líder de mercado no serviço de pedofilia!!!

Targeting - Depois de segmentar o mercado é preciso escolher os segmentos onde a empresa possa entrar e manter-se (este último ponto é fundamental. Entrar é fácil, o difícil é manter a empresa competitiva no segmento onde se insere).

Posicionamento - A questão do posicionamento também é fundamental. É preciso criar a imagem apropriada. Se é um simples bar de alterne, com umas moçoilas a dançar agarradas a um poste e uns quantos palonços de língua de fora a uivar é uma coisa, se for um sítio mais requintado com alojamento para os senhores da nota poderem pernoitar ou descançar após um exustivo dia de labuta é outra coisa. Assim como o material. Para o primeiro caso, bastam umas trintonas, com celulite, já com mais de 300 mil Km mas que percebam do ofício. Para o segundo caso, belas raparigas, de preferência entre os 18/25 anos. O resto já se sabe.

Por fim é preciso ter em atenção o marketing mix:

Product / Placement (distribuição) / Promotion / Pricing

Há que definir o produto, quais os canais de distribuição, o tipo de promoção que se quer fazer: outdoors, luzes azuis de néon, anúncios nos jornais, e qual o preço cobrado pelo serviço (saber qual é a média praticada no mercado, e apostar no binómio qualidade/preço).


ATENÇÃO:

Senhor empresário, promova sempre um serviço de excelência. O produto pode ser do melhor que há mas a empresa também vende seviços. Um serviço de qualidade é sinónimo de sucesso!


Por agora é tudo. Boa aplicação prática dos conceitos! Ou então não!