29 novembro 2003

Correio dos Leitores

Nós, equipa Pois... Não Sei!!!, temos recebido alguns mails dos nossos caríssimos e estimados leitores. E decidimos publicar um texto que nos pareceu pertinente (e também porque o seu autor nos pagou bem! Mas como o blog é nosso, não podemos ser acusados de corrupção, a soma em questão não passa de um patrocínio...). O seu autor é um leitor assíduo do nosso blog e fala-nos de um drama que compreendemos: as decorações de Natal!

"Staff Pois... Não Sei!!!,

Estava eu num belo passeio pela cidade de Leiria (e ainda não tive oportunidade de testar a veracidade do desbloqueador de conversa do meu amigo André, com muita pena devo acrescentar...) quando me deparei com um enorme jogo de luzes natalícias que preenchia uma das avenidas (mas que infelizmente se estende a toda a cidade).
Digo infelizmente não pretendendo dizer que não goste da época, que de facto não me agrada muito (e já explico porquê), mas porque, meus caros leitores, ESTAMOS EM NOVEMBRO!!! Sublinho, em NOVEMBRO (e mesmo que digam que já estamos no meio do mês, devo realçar que as luzes foram lá colocadas no início do mesmo...). Ora eu pergunto-me:
- "Hélder, explica-me porque é que raio as luzes de Natal já estão colocadas?"
- "Não sei! Mas olha que o Natal é uma época de fraternidade, em que as pessoas se lembram uns dos outros e das crianças (não pretendo aqui inserir o Bibi uma vez que este se lembra das crianças o ano inteiro...), abrem também os cordões à bolsa e oferecem prendas caras (nem que para isso lance mão do contrabando...), enfim, uma época em que as pessoas vivem felizes com a caridade que costumam praticar (ou então não!...).
Isto, caros leitores, foi uma pergunta minha dada com uma resposta adequadamente dada por mim mesmo.
Agora digam-me uma coisa: Como é que as pessoas podem estar felizes com uma chuva torrencial e com um frio que até gela os tintins?
E depois pensam que adiantar a época em um mês só porque ainda há uns dias esporádicos de sol vai resolver o problema! NÃO! O Natal é repleto de frio e chuva, factores estes que acentuam a caridade das pessoas (ainda que de uma forma psicológica, mas prontos!!...) Epá, se querem sol ponham o raio das luzes em Agosto (ou mesmo em Julho, porque não?!).
Estou mesmo a imaginar uma conversa entre, sei lá, dois vagabundos, por exemplo, sobre uma senhora que vai a sair do supermercado:
V1 - Olha-me ali aquela tipa cheia de compras e presentes. Tão lindo! Debaixo desta chuva, então? Que achas? Devia considerar-se a sua beatificação!
V2 - Realmente. Eh, agora deixou cair o saco do bacalhau. Pobre mulher! Como se não bastasse aquele carro branco passou pela poça e molhou-a toda. Ficou com os grelos todos molhados!
V1 - Como é que sabes?
V2 - Olha pró saco e vê! Aquele que está perto de bacalhau! Ela devia ser mesmo beatificada! Coitada da mulher!
Eles aproximam-se da mulher e perguntam-lhe:
V1 e V2 - Minha senhora, estávamos a observá-la na sua árdua tarefa e gostaríamos de saber se quer a nossa ajuda!
Mulher - Olha-me estes! Não bastava já ter gasto uma pipa de massa nas prendas pró c****** dos garotos, como ainda me aparecem estes parasitas a pedir. Desamparem-me a loja! Tenho mais que fazer que vos aturar!
Os vagabundos virando costas:
V2 - Vês?! Esta senhora está imbuída do espírito natalício! Não viste o carinho com que ela nos tratou? A referência ao amor que tem pelos filhos?
V1 - Sem dúvida! É este espírito de alegria e fraternidade que me preenche o coração! Vamos beber uma bejeca?
V2- Vamos!

Como podem observar, a época natalícia opera uma transformação significativa no nosso coração.

P.S.- Relativamente às razões pelas quais não gosto do Natal são mesmo o frio, a chuva e as desculpas que as pessoas arranjam para comprarem coisas novas (no caso das mulheres é sempre uma boa desculpa para comprarem mais roupa...)!!!!"

Hélder A.


Para rematar, devo pedir desculpa ao autor pela tardia publicação do seu texto, estacionado na nossa caixa de correio há mais de uma semana.